Amigas Para Sempre - Firefly Lane # 01

Oi, pessoas! (・◇・) Hoje venho com mais uma resenha de livro, este que me acompanhou neste feriado.

Informações:
Título:                       Amigas Para Sempre - Firefly Lane # 01
Gênero:                     Romance
Editora:                    Arqueiro
Ano:                          2014
Páginas:                    446
Autora:                     Kristin Hannah
Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Kate Mularkey era uma pequena estudante inteligente, mas pouco sociável. Seus únicos amigos eram os livros, e ela procurava se sentir menos estranha, com seus óculos e aparelho dentário, mergulhando neles.
Um dia ela conhece Tully Hart, aos 14 anos, uma garota que se mudou para a casa perto da sua, e imediatamente desejou ser como ela: uma garota bonita, popular, descolada com seus cigarros e saltos. Mas, apesar da aparência descontraída, Tully guarda grandes segredos.
Sua mãe é viciada em drogas e sumia por grandes temporadas, deixando-a para ser cuidada pela avó. E Tully nunca conheceu o pai.
Apesar de serem muito diferentes, as duas acabam virando grandes amigas, quase irmãs. Juntas elas aprendem muito uma com a outra e esta amizade dura mais de trinta anos. Mas, quando uma delas comete um erro, esta amizade periga desabar para sempre.
Fazia tempos que eu tinha Por Toda Eternidade e, assim que consegui Amigas Para Sempre, resolvi ler. De cara, parecia um livro bem emocionante, mas eu não pensei que iria gostar tanto.
Kristin Hannah simplesmente cria personagens tão cativantes, que faz você amá-los já nas primeiras páginas. O livro é narrado em terceira pessoa, e mostra bem as duas personagens, seus medos, ambições, desejos.
Admito que não gostava muito de Tully nos primeiros tempos, mas a autora trabalhou muito bem ao explorar sua personalidade e nos mostrar o porquê de ela agir como age ás vezes. Admito que sentia muito pena da personagem, que sente a necessidade de ser aprovada e amada, por causa do amor negado.
Rose é uma personagem bem comum, tímida e reservada, e que também foi bem explorada. É muito fácil se identificar com alguma das duas durante o livro, já que elas passam pelas mesmas fases que nós todos passamos ou vamos passar.
Na verdade, a autora teve muita sensibilidade em tornar estas personagens humanas. É mostrado neste livro toda a vida de Rose e Tully, desde os anos no colegial, a universidade e incertezas sobre qual carreira seguir, os primeiros amores e riscos da juventude, até a vida adulta.
Eu pensava, pela sinopse, que o livro já pularia para a parte da grande briga, que era o grande conflito da estória, e me surpreendi quando a autora fez questão de contar como esta grande amizade surgiu. Gostei disto, foi inesperado, e permitiu que nós leitores conheçamos bem esta amizade e seu desenrolar, deixando tudo mais real.
Novamente, quando percebi como de fato seria o livro, pensei que ficaria enrolado contar desde o começo, mas me surpreendi com o quanto a leitura me envolveu e fluiu bem, mesmo com o excesso de descrições da autora.
"Uma coisa que eu posso dizer é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz."
Na verdade, este excesso apenas contribui para que nos sintamos dentro da estória, conhecendo bem as personagens, sabendo por tudo que as protagonistas passaram, e, principalmente, o ambiente onde livro se passa.
A estória se passa, em grande parte, nos anos 70 e a autora conseguiu transmitir bem as características e marcas daquela época, nos fazendo no sentir dentro da estória, como em uma viagem no tempo.
Há muitas cenas que, ao meu ver, poderiam ser dispensáveis, sobre o crescimento das duas garotas, mas eu não as dispenso. Kristin Hannah, posso dizer, é uma das pouquíssimas autoras que li que conseguem escrever e escrever, mesmo que não seja algo que irá fazer toda a diferença na estória, e continuar com uma leitura fluída e gostosa.
Houveram muitos acontecimentos tristes no final do livro, e eu senti muita pena, mas não mudaria nada pois estes mesmos acontecimentos vieram com lições lindas. Amigas Para Sempre é uma leitura rica em emoções, mensagens, reflexões e personagens cativantes.

Avaliação:
★ ★ ★ ★ ★


Apesar da estória ter sido bem fechada em Amigas para Sempre, trata-se de uma série chamada Firefly Lane e o próximo volume, Por toda a Eternidade, já foi publicado, pela editora Novo Conceito. *atenção: contém grandes spoilers do livro anteriorSinopse aqui . Em breve lerei o livro e trarei resenha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário